Professor
Prof. Fábio Affonso
Mestre e Bacharel em Administração pela FEA-USP, além de especialista em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA e em Administração Hoteleira pelo SENAC. Como docente, atua no IBMEC-SP, na Mackenzie, na FUNDACE FEA-USP/RP e na Campusb em cursos de graduação, especialização e MBA nos temas de comportamento organizacional, carreira, decisão e gestão de pessoas. Como pesquisador, aborda os temas de valores pessoais, decisão de carreira e compatibilidade entre pessoas e coordena o grupo de pesquisa Career Lab no IBMEC-SP. Profissionalmente, atuou em empresas como Bank Boston, Farmed e Saint Paul nas áreas de crédito e gestão de pessoas e atualmente é consultor e orientador de carreiras.
Sobre o curso
Objetivo do curso: implementar processos estruturados de diagnóstico e avaliação de problemas, observando as limitações impostas pelas incertezas do contexto e da natureza humana, para a tomada de decisão eficaz em diferentes áreas das organizações. De forma aplicada, esse aluno aprenderá a utilizar as ferramentas de apoio às escolhas conscientes, observando os critérios de qualidade de uma decisão, para gerar soluções inovadoras aos problemas contemporâneos.
Carga horária
2h15
Conteúdo
Conteúdo Programático
- A contextualização das decisões no ambiente de negócios contemporâneo.
- A complexidade dos problemas reais e o poder cognitivo: a aprendizagem e o desenvolvimento das competências necessárias para escolhas eficazes.
- O fator humano na decisão: percepção, crenças e atitudes; valoração.
- Elementos psicossomáticos da decisão: empolgação e medo; resiliência e estresse; atitude em relação ao risco; efeito do clima e de eventos adversos.
- Julgamento sob a condição das incertezas: noções de incerteza e risco; assimetria de informação; problema do agente principal; decisões em contextos complexos.
- O processo decisório: os componentes da decisão; modelos de tomada de decisão; a formulação do problema, os objetivos e as preferências.
- Avaliação da qualidade da decisão: critérios para a avaliação de uma decisão; requisitos de qualidade de escolhas.