Professor
Profa. Luciana Gontijo
Consultora sênior de business transformation, inovação, ESG, e parcerias estratégicas. Tem mais de 27 anos de vivência como gestora de pessoas e recursos tanto no mercado corporativo quanto em serviços (B2B e B2C) e no 3º setor. Docente no MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie em diversos cursos e professora de projetos e processos em inovação na FECAP. Formada em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Comunicação & Semiótica, com ênfase em IT pela PUC-SP, especialização em new business, CRM, comportamento do consumidor e cursos pela Texas A&M University.
Sobre o curso
Objetivo do Curso: Capacitar os participantes a compreender e aplicar os princípios e práticas das metodologias ágeis em projetos e processos, visando aumentar a eficiência, a colaboração e a adaptabilidade das equipes.
Carga horária
2h30
Conteúdo
Conteúdo Programático:
1. Introdução às Metodologias Ágeis
• História e evolução das metodologias ágeis.
• Princípios e valores do Manifesto Ágil.
• Comparação entre metodologias tradicionais e ágeis.
2. Principais Metodologias Ágeis
• Scrum: Estrutura, papéis (Product Owner, Scrum Master, equipe de desenvolvimento), eventos (sprints, planning, daily, review, retrospective) e artefatos (backlog, burndown chart).
• Kanban: Princípios, práticas e o uso do quadro kanban.
3. Práticas e ferramentas Ágeis – o Uso do Scrum
• Planejamento ágil: definição de requisitos e backlog).
• Gestão de sprints e iterações .
• Ferramentas de suporte à gestão ágil (Trello / Notion, Miro, Clickup, Jira, etc.).
• Estudo de caso: Implementação de Scrum em projeto de uma administradora de condomínio
4. Práticas e ferramentas Ágeis – O Uso do Kanban
• Mapeamento de processos e fluxos de trabalho ágeis.
• Medição e melhoria contínua dos processos ágeis.
• Estudo de caso: Uso de Kanban para otimização de processos em uma administradora de condomínio.
5. Encerramento e Reflexão Final
• Dicas de Leitura e Videos sobre o tema para que, quiser aprofundar no aprendizado.